quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Informações gerais sobre a utilização de Filtro UV

Informações gerais sobre a utilização de Filtro UV

O esterilizador UV, mais conhecido como "filtro UV", é o único método garantido e seguro para a completa eliminação da “Água Verde”, pois produz radiação ultravioleta que destrói com muita eficiência os microorganismos expostos a ela. Além das algas, os esterilizadores Cubos UV LIGHT também eliminam os focos de doenças causados por bactérias ou protozoários. Isso é possível, pois a emissão de luz ultravioleta (comprimento de onde 253,7 nanômetros) age diretamente no mecanismo reprodutivo (DNA) dos microorganismos, impedindo com que eles se reproduzam. Com isso o microorganismo é considerado morto e os focos de doenças são eliminados.A tecnologia ultravioleta é uma forma não química de desinfecção e, por isso, nada é adicionado na água, o que torna esse método simples, barato e com pouca manutenção.

O UV não vai matar diretamente o parasita que está preso no peixe, mas o parasita passa por um estágio de suspensão e é nesse momento que são eliminados. Além disso, peixes e corais carregam bactérias que podem se espalhar pela água e matar outros habitantes. Mesmo o mais saudável dos peixes pode contrair a alguma doença, principalmente em momentos de estresse causado per transporte, realocação ou outro tipo de perturbação ao peixe.

Em lagos, a utilização do UV é quase que obrigatória, pois as algas verdes tomam conta de uma forma muito fácil e rápida de todo lago deixando-o totalmente verde (semelhante a uma “sopa de ervilhas”) a ponto de não se conseguir enxergar os peixes. Isso é muito comum de acontecer e a melhor solução para esse problema é sem dúvida a utilização de um esterilizador UV.


Existem dois tipos de tratamento que podem ser feitos com a utilização dos esterilizadores Cubos UV LIGHT. O primeiro é para a eliminação de algas em suspensão e o segundo para a esterilização da água, ou seja, a eliminação de até 99% das bactérias e protozoários em suspensão na água do lago ou aquário (incluindo as algas em suspensão).
Importante: Quando o aquário ou lago for tratado com algum medicamento, desligue o esterilizador Cubos UV LIGHT, pois a radiação UV pode anular o efeito do tratamento. Após o término do período de tratamento, o esterilizador pode ser religado normalmente.


Volume de tratamento (l) Fluxo máximo (l/h)

Cubos UV Light 8W PRO 3.000 3.400
Cubos UV Light 15W 6.000 5.000
Cubos UV Light 30W 12.000 5.000
Cubos UV Light 55W HO 20.000 8.000
Cubos UV Light 75W HO 30.000 8.000
Cubos UV Light 55W HO Quartzo 30.000 12.000
Cubos UV Light 75W HO Quartzo 40.000 12.000

Período de tratamento:Para aquários ou lagos que estão infestados por algas verdes ou por algum tipo de doença, o esterilizador UV deverá ficar ligado 24h por dia até que a situação se normalize. Após esse período inicial de tratamento, o tempo de utilização poderá diminuir para um intervalo entre 4 a 12 horas diárias.

Dica: Se você utilizar um timer para acender e apagar a iluminação do seu aquário ou lago, poderá ligar o reator do esterilizador UV nesse mesmo timer. A bomba também poderá ser ligada no timer, desde que não seja a bomba utilizada no sistema principal de filtragem.
Os Esterilizadores Cubos UV Light, se diferem também por suas dimensões. Na tabela abaixo são descritas as medidas em centímetros dos modelos disponíveis.

Nenhum comentário: