quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Perguntas mais freqüentes

O que o esterilizador UV faz?
O esterilizador UV é utilizado para controlar infecções nos peixes, pois consegue fazer com que as bactérias e parasitas não passem de um peixe para outro. Se dimensionado corretamente, todos os organismos em suspensão na água são eliminados. Outro grande benefício é que o esterilizador UV mata algas em suspensão e, por isso, é muito utilizado em lagos.

Como ele funciona?
O esterilizador UV utiliza uma lâmpada fluorescente especial com um comprimento de onda de 2537 Angstroms. A água com bactérias e algas passa pelo bulbo da lâmpada e é atingida pela radiação. Quando essa luz penetra no microorganismo, inicia-se uma mutação no DNA (material genético), prevenindo, assim, a reprodução do microorganismo atingido.

Quais equipamentos são necessários?
Uma bomba d’água para movimentar a água através do esterilizador UV. A bomba, em conjunto com algum filtro, normalmente, é tudo o que se precisa. É muito importante e útil utilizar um filtro mecânico antes do UV, especialmente se esse uso for o de controle de algas, tanto no lago como no aquário.

Quais tipos de aquários?
O esterilizador UV trará benefícios para todos os tipos de aquário, inclusive para peixes marinhos e aquários de corais.

Quais são os benefícios?
Em aquários, a utilização do esterilizador UV irá prevenir a infestação de doenças causadas por bactérias. Isso é especialmente importante quando se adiciona novos peixes em um aquário estabilizado. Mesmo se um aquário de quarentena é utilizado, o novo peixe estará sob estresse e suscetível a doenças que os habitantes presentes podem estar resistentes. Em lagos, é uma das melhores formas de controlar algas em suspensão, possibilitando o proprietário ou criador ver e curtir seus peixes. O esterilizador UV vai matar bactérias em suspensão na água do lago e também pode ser utilizado para controlar parasitas, no entanto a vazão necessária se dá de forma mais lenta, sendo necessário instalar um esterilizador de maior porte para matar os parasitas com eficiência.

Existe algum efeito colateral?
Ao mesmo tempo em que o esterilizador UV não causa nenhum problema, deve-se evitar usá-lo em aquários que ainda não estão estabilizados, pois ele pode matar as bactérias benéficas antes que elas se prendam nos filtros biológicos. Alguns medicamentos também podem perder o efeito sob a luz UV e, por isso, o esterilizador deve ser desligado em período de tratamentos com remédios, especialmente nos quais são utilizados quelato de cobre.

É verdade que os esterilizadores UV acabam com a biologia (bactérias benéficas) do aquário?
Não. As bactérias ficam sempre presas em alguma mídia e existe uma proporção de 100.000 vezes mais bactérias presas em mídias do que livres na água [1]. Como o UV só mata o que está livre na água, as bactérias benéficas não são afetadas.

A esterilização UV possui muitas vantagens e poucas desvantagens. O sistema UV é de fácil instalação, requer pouca manutenção e pode prover um enorme benefício à saúde de seus peixes.

Um comentário:

Vamo Inter disse...

Achei muito interessante o seu blog! Acesse o meu também e fique por dentro de tudo! http://www.noticiasimperdiveis.blogspot.com.br/